04 julho 2013

A importância da leitura na infância.

Oi pessoal, hoje eu venho falar de um tópico muito discutido, porém pouco praticado. 
Qual a importância da leitura na infância? Será que faz alguma diferença? 

     Faz toda diferença! Eu não tenho filho ou irmão menor, mas eu posso me exemplar na minha própria vida, meus pais sempre traziam livros pra nossa casa, eu e meu irmão nos divertíamos lendo e escutando as histórias. Eram diversos gêneros, tinha as histórias da Bíblia até as fábulas. Crescemos assim e rapidamente já sabíamos ler e escrever direitinho, sempre encarei a leitura como um hábito de diversão, algo que iria me distrair e abrir minha mente, é exatamente aí que começa tudo.
Você consegue diferenciar uma criança que é uma leitora assídua e uma que não é, primeiro que a leitura abre novas portas da imaginação, depois percebe-se que a criança consegue se expressar melhor e aprende com muito mais facilidade. Algumas famílias pensam que não convém a leitura de contos para os pequenos, já que isso não irá influenciar na vida acadêmica, não há erro maior que esse! O mundo da leitura abrange áreas bem mais complexas e fora da escola também. 


"Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda."

    É importante que aconteça uma conscientização desde criança, dessa forma não escutaremos o tão terrível: "Eu odeio ler desde criança." Nessa fase o caráter está sendo formado e é mais fácil moldá-lo da forma correta, a leitura é o molde que a criança sempre terá. É bom ressaltar que não adianta jogar o livro e ler como se fosse uma obrigação, a hora da leitura deve ser a mais divertida do dia, não é obrigatório encher a criança de fábulas, príncipes e princesas, não adianta puxar um dos dois lados, é uma balança que controla a realidade e a ficção, a criança deve ser instruída para ter equilíbrio entre os dois. 

    As imagens chamam a atenção das crianças, por isso invista em livros ilustrados, ou que tal aquele álbum de fotos da família? Mostrar para os pequenos a origem da família através de contos e fotos parece interessante, isso não custa nada e é bem eficiente. Tem mães que leem para seus bebês ainda dentro da barriga, e eles escutam! 

    Investir na leitura é investir no futuro, não encarem a leitura como uma tarefa obrigatória e entediante, saiba que o exemplo vale muito para as crianças, então não exija a leitura se você não lê, as crianças são espertas e gostam de seguir exemplo dos pais, que tal um bom exemplo? 

    Então é isso, espero que a leitura venha a fazer parte dos seus pequeninos, ensinem o caminho certo e tudo vai se ajustar da forma correta. 

Débora Fontenele Alves/Sorrisos e livros/Newsletter
Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar
Provérbios 22:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário