11 julho 2013

Resenha: Quem é você, Alasca?

Oi  pessoal, hoje eu vim resenhar o livro "Quem é você, Alasca?", me surpreendi muito com essa narrativa, é pra chorar, rir e ficar depressivo. 

Sinopse - Quem é você, Alasca? 
- O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras - John Green

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.


Quem é você, Alasca? - O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras - John Green





Título: Quem é Você, Alasca? 
Título Original: Looking For Alaska 
Autor: John Green 
Páginas: 229 
Ano: 2010 
Tradutor: Rodrigo Neves 
Editora: Martins Fontes 












Como vocês viram na sinopse, os nossos protagonistas se chamam Miles e Alasca. No livro a Alasca vai explicar o motivo do nome dela ser assim, gosto da Alasca, mas ela realmente é de fase, algumas vezes está feliz e em outros quer tocar fogo no mundo. Já o Miles é um cara bacana e apaixonado por palavras, na verdade pelas últimas palavras das pessoas, diga o nome e ele saberá as últimas palavras. Miles parte em busca de uma vida melhor longe da solidão e tédio, ele ingressa na escola Culver Creek, a mesma que o seu pai havia estudado.

Já na nova escola, ele conhece Chip, seu melhor amigo, ou simplesmente Coronel. Então Alasca aparece no livro e muda tudo (quase esqueci, ela ama livros!), tudo nela é diferente para Miles, sua beleza, palavras e ações, ele fica muito interessado por ela. Miles queria mudar de vida, mas não imaginou que cigarros, garotas, trotes e punições estariam na lista. Miles e seus amigos enfrentam muitas coisas juntos, aprontam bastante e acima de tudo se divertem.  

Sempre me surpreendo com John Green, mas dessa vez superou até o best-seller "A culpa é das estrelas", é incrível ver como pequenas escolhas resultam em grandes coisas e mudam nossas vidas para todo sempre. Convivemos com um personagem totalmente excluído do ciclo social e que encontrou a verdadeira amizade com pessoas que ele jamais pensou em se misturar, fez coisas que o antigo Miles não faria. 

Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente. 
Pág. 56

Acima de tudo, é um livro totalmente reflexivo que te faz pensar sobre tudo que estamos vivendo, até os mínimos detalhes irão fazer a diferença em nossas vidas. A razão do nosso viver é muito questionada nesse livro, John Green nos apresenta duas partes do livro: Antes e Depois. Confesso que esse "antes" me deixou agoniada, queria saber o que aconteceria, mas quando o "depois" chegou, desejei que não tivesse acontecido nada daquilo.

Quer chorar? Leia esse livro, é como se toda a dor do Miles e o entusiasmo de Alasca fossem transmitidos para você, eu poderia falar mais só que viriam os spoilers! Então leiam e descubram o grande talvez. 

Avaliação 5/5




Nenhum comentário:

Postar um comentário