01 outubro 2013

#Resenha: Coraline, Neil Gaiman.

Uns dias atrás eu terminei de ler Coraline, fiquei muito contente com a leitura e espero repassar isso por meio da resenha, vamos lá?
Sinopse:
"A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários."

Clique em leia mais. 



.
Título: Coraline
ISBN: 9788532516268
Páginas: 160
Tipo de capa: BROCHURA
Editora: Rocco
Ano: 2003


Que criança nunca sonhou em viver numa realidade alternativa? Um mundo onde todos os seus desejos fossem realizados, personagens fictícios fossem reais e que os animais falassem. Praticamente todas as crianças já pensaram nisso. O caso de Coraline foi além da imaginação, de repente o mundo real deixou de existir e foi substituído por um lugar obscuro e sem forma. 

Coraline era uma criança bastante inquieta e exploradora, não gostava de passar seu dia no ócio, sempre estava perguntando algo e fazendo visitas para seus estranhos vizinhos.  Sua vida mudou quando ela achou uma porta misteriosa que lhe apresentava um novo mundo. A descrição do lugar é bizarra, mas o que assusta mesmo são os seus pais substitutos, as formas e as ações deles arrepiam qualquer um. 

Pais substitutos? Isso aí, no novo mundo tudo era diferente, não que Coraline gostasse disso. Ela se vê aprisionada na nova dimensão quando sua maléfica segunda mãe sequestra seus pais verdadeiros. Coraline tem que ser corajosa, e como ela foi! Em nenhum momento do livro me decepcionei com essa personagem, a bravura dela e o amor por seus pais foram o impulso para tudo dar certo. 

Coraline se encontra totalmente perdida num lugar onde tudo é monstruoso, mesmo assim ela encontra uma ajuda bem singular, um gato preto determinado e muito útil. Mesmo que ele apareça de vem em quando, suas palavras são tudo que Coraline precisa para seguir em frente. 

Como uma boa exploradora, Coraline logo é desafiada por seus inimigos, ela tem uma missão e várias vidas na palma de suas mãos, tudo dependia da sua coragem e perspicácia. Não demora muito para que paisagens assustadoras e personagens macabros apareçam, as aventuras de Coraline são fantásticas!

Esse livro com certeza foi uma boa aposta! Eu peguei emprestado da biblioteca da minha escola, uma colega achou e compartilhou comigo. Fiquei bastante empolgada durante a leitura e rapidamente já havia terminado o livro. Me surpreendi com a faixa etária desse livro, se eu fosse uma criança teria medo de ler. Coraline é uma leitura eletrizante, encantadora e assustadora! Já ouvi muito sobre esse livro, mas nunca tinha me interessado tanto, não me arrependi nenhum segundo. 

7 comentários:

  1. Não acredito que conseguiu esse livro na escola, sério, eu queria ler ele pois já ouvi falar *-*

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OMG, é aquele do filme?? Nossa eu não sabia que esse ara o autor do livro... Eu me apaixonei pelo livro com a sua resenha hahaha, vou dar uma olhadinha na biblioteca da minha escola, mas duvido muito que eu encontre :(

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  3. Esse livro que inspirou o desenho? Porque eu sempre assisto esse filme-desenho em dezembro mais ou menos, com algumas diferenças do livro pelo o que eu percebi. Na verdade nem sabia que havia livro, adorei.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi o desenho ):
      Esse livro é espetacular ♥

      Excluir
  4. Débora, você já viu a edição adulta desse livro? Sabe onde posso achá-la? Quero le-la, adorei o desenho, você deve assistir!
    http://um-cha-e-um-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir